A SANDÁLIA DE BORRACHA QUE TODO O MUNDO USA

A marca de sandálias de praia mais conhecida do mundo – Havaianas – nasceu em 1962, quando dois emigrantes argentinos, donos da empresa brasileira Alpargatas, lançaram um produto inspirado nas tradicionais sandálias japonesas.

Inicialmente a marca optou por adotar um posicionamento popular. A Havaianas era, então, reconhecida como uma marca para públicos de rendimentos mais baixos. Apesar de ter um produto com características diferenciadoras, esta vantagem estava a ser subaproveitada, porque se enquadrava numa estratégia baseada em preço baixo.

Em 1994, a marca optou por uma mudança estratégica, saindo do mercado das commodities, oferecendo um maior valor acrescentado ao seu produto. O foco estava, agora, em reposicionar a Havaianas como uma marca, jovem, cool e irreverente, desejada por todos os segmentos. A marca voltou-se para o design e passou a proporcionar sensações e experiência típicas da descontração brasileira. O slogan mudou para «Havaianas. Todo mundo usa».

Associado ao processo de internacionalização, assistiu-se a uma extensão de portefólio da marca ao longo dos últimos anos. Com produtos exclusivos e de edição limitada, a Havaianas passou não só a comercializar chinelos como também calçado fechado, sapatilhas de cano baixo e alto, alpargatas com sola de borracha, galochas e até mesmo bolsas e meias.