CRESCER COM VALORES SEGUROS

Criada em 1992, a IMPAR, Companhia Caboverdiana de Seguros, foi a primeira instituição financeira totalmente privada. Durante a 1ª década de vida da Companhia, a sua evolução foi notória, tendo ganhado rapidamente quota de mercado. Contudo, o que parecia promissor veio a revelar-se uma ameaça, já que a rendibilidade da companhia não acompanhava a sua produtividade.

A verdade é que 24% das apólices do subsegmento aluguer de automóvel representavam 70% do total da sinistralidade automóvel, levando a que a rendibilidade não acompanhasse a produtividade. Assim, numa perspetiva de desenvolvimento, mais do que apenas incrementar a quota de mercado, urgia tomar medidas que assegurassem um acréscimo da rendibilidade das vendas. Os eixos de atuação da IMPAR passaram pela diferenciação e transparência , consolidando a sua imagem junto dos clientes. Deste modo, em 2013, a empresa assegurava 41% de quota de mercado, tendo sido por 5 anos consecutivos a empresa mais rendível da indústria seguradora.

Quando, em 2017, a IMPAR adquire a maioria do capital do BCN (Banco Cabo-Verdiano de Negócios), tem início uma nova e decisiva etapa, uma vez que houve necessidade de repensar a identidade do Banco. Assim, sustentada nos valores do Grupo IMPAR, a estratégia de atuação do BCN passou pela sustentabilidade, morabeza, compromisso e simplicidade. A performance da IMPAR conseguiu acompanhar em alta a inversão de desempenho da economia cabo-verdiana, tendo a IMPAR e o mercado segurador nacional obtido um crescimento de 3 pontos percentuais acima do crescimento do país.